Os benefícios que o chocolate traz à saúde
Considerado um "pecado" para quem está de dieta, o chocolate tem sido saudado como um alimento nutritivo, graças aos altos níveis de antioxidantes contidos nele. Uma outra substância encontrada no cacau, matéria-prima do chocolate, conhecida como teobromina, é vista com otimismo pela comunidade médica, já que auxilia na manutenção do sistema nervoso.
Um estudo recente realizado pela Imperial College London mostrou que o chocolate pode auxiliar no tratamento de tosses frequentes. Um outro composto, a feniletilamina, tem um importante papel na hora de melhorar o humor, enquanto os antioxidantes protegem a pele contra os raios UV.
O chocolate preto, informou a pesquisa, também pode ajudar o sistema cardiovascular, por conta das substâncias contidas no cacau. Os benefícios à saúde são tantos que alguns médicos têm recomendado o consumo de chocolate no tratamento de algumas doenças.
K.K. Atsina, da Universidade de Gana, vem usando o poder do cacau como um aliado no tratamento de hipertensão e diabetes há alguns anos. Um outro médico de Gana, o professor F. Kwaku Addai, publicou um estudo na revista especializada Medical Hypotheses, que prescreve dois copos de chocolate por dia para ajudar na proteção contra a malária. Segundo Addai, muitos especialistas têm utilizado também o chocolate no tratamento da asma.
Dan Reinstein, oftamologista da Harley Street's London Vision Clinic, recomenda que seus pacientes consumam o máximo possível de chocolate antes das cirurgias. "Pacientes que comem chocolate antes da operação a laser são menos ansiosos, mais alertas e mais cooperativos do que os que recebem sedativos", explicou Reinstein.
A professora Donatella Lippi, da Universidade de Florença, pesquisa a história do cacau há alguns anos. "No passado, as substâncias naturais flavonóides, cujo fruto possui uma grande concentração, eram usadas no tratamento contra a depressão", explica a especialista.
O chocolate também pode ser usado para melhorar a concentração, já que equilibra substâncias químicas do cérebro, como a serotonina e a dopamina. Ambos os neurotransmissores são responsáveis pelo humor, fome e até comportamentos compulsivos.
Comer moderadamente um pedaço de chocolate preto, segundo psiquiatras, pode ajudar pacientes no tratamento para a depressão.
Em outras palavras, o chocolate pode ser um importante aliado na manutenção da saúde, e na busca da felicidade.
veja.com
Mas atenção! Tantos benefícios são provenientes apenas do chocolate amargo! Chocolate ao leite e branco, tem os benefícios anulados devido à quantidade de açúcar e leite.O chocolate amargo é o que possui maior concentração de cacau, não contém leite, e tem menos adição de açúcar, o que lhe garante sabor característico, coloração mais escura, menos calorias, além de promover maior sensação de saciedade. A recomendação é de 30g ao dia.
FiNa TRuFa